quarta-feira, 1 de junho de 2016

QUE TIPO DE LÍDER VOCÊ É? OSÉIAS OU JOSUÉ, ESPIRITUAL OU NATURAL?


Números 13:3-16
É muito natural na Bíblia pessoas ganharem um novo nome quando recebem uma promessa de Deus. O nome tem a ver com os propósitos do Senhor, por isso, antes de qualquer coisa, precisamos saber que Josué – O senhor da salvação – antes era Oséias – O salvador de Israel. Os apóstolos mudaram o nome de José para Barnabé, que significa filho da consolação, porque ele era um líder muito afetuoso e abnegado na igreja. E você, qual o nome lhe dariam?
Não sei qual tem sido o tamanho dos seus desafios, pois enquanto andamos dentro de uma situação controlável continuamos como Oséias, que é um salvador terreno, que tem boas soluções baseadas no conhecimento e estratégia natural, mas chega um momento que entramos em uma total dependência do Senhor.
Oséias nasceu no Egito com pais escravos, era um dos primogênitos que na noite da Páscoa não dormiu e teve a proteção do sangue, via Moisés se movimentando no meio do povo e se tornou discípulo e auxiliador, foi testado na primeira campanha militar no Vale do Refedim contra os amalequitas, teve uma experiência no alto da montanha, também teve mais acesso a presença de Deus do que qualquer outro, não saía do lado de Moisés quando ele estava em comunhão com Deus, foi enviado como um dos espias a terra prometida e demonstrou maturidade em seu relatório.
A preparação para ser um líder espiritual leva tempo. Josué é exemplo de um homem que sabe esperar seu momento. Passara em todos os testes e, dentro de quarenta anos, estaria pronto para liderar aquela nação para conquista. E só neste momento Deus muda seu nome, pois enfrentaria gigantes e desafios impossíveis.
Para ser líder é necessário evitar a precipitação e como diz Paulo a Timóteo, um bom líder precisa ter boa reputação, ser moralmente puro, demonstrar uma filosofia de vida bem ordenada, ter o respeito e a credibilidade dos demais, não se sujeitar aos apetites da carne e ser disciplinado, sensível, gentil e amável.
Agora a escolha é sua, está preparado para ter o nome mudado ou prefere continuar como Oséias e não realizar a missão que Deus lhe confiou? Quer continuar no natural ou quer se envolver no sobrenatural?
“A preparação para ser um líder espiritual leva tempo. Josué é exemplo de um homem que sabe esperar seu momento”.
Joel Pereira -  Por Raissa Sossai

Nenhum comentário:

Postar um comentário