terça-feira, 30 de abril de 2013

NEEMIAS, UM LÍDER OTIMISTA


“E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?" (Neemias. 6:3)”.
Neste estudo o Senhor nos ensinará a lidar com comentários que tentam destruir os nossos sonhos. Mas, Quando nós sonhamos Deus se alegra conosco. Essa determinação em alegrar o coração de Deus é que não nos deixa desistir de continuar vivendo, construindo e conduzindo as nossas vidas em vitória por Cristo Jesus.
Nessa construção de vida, precisamos de fé. A fé que vence o mundo, que vence barreiras, que vence os inimigos de sonhos. Quanto mais fé, mais perseverança e menos pessimismo. Essa é uma força que vem de dentro de nós. Sem ela não sonharíamos mais. Sem a fé não seríamos nem filhos de Deus. Não sonharíamos com o reino de Deus na terra, nem sonharíamos com o céu.
Mas, nossos sonhos são alimentados pela nossa fé. E é assim que agradamos a Deus.
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus. Sem fé ninguém nada realiza. Nós poderemos ter uma excelente equipe, uma grande igreja, os melhores músicos e instrumentistas, um grande ministério, a maior reunião da cidade, etc… Contudo se não tivermos fé como agradaremos a Deus? O que realizaremos com tudo isso?

Os nobres da Escócia, antes de sua independência, não sonhavam mais com a sua liberdade. Havia um povo vilipendiado pelos ingleses durante 10 décadas de invasão, mas era só um aglomerado de gente que não sonhava, não ousava, não realizava. Não apostavam sua fé em nada. Nem em Deus.
A Escócia viveu refém da Inglaterra por nada mais que 100 anos! durante muito tempo a esperança não havia mais ali.

A esperança adiada desfalece o coração,
mas o desejo atendido é árvore de vida. (Pv. 13:12)
Alguns cristãos costumam ser assim ao abandonar seus sonhos, planos e projetos, tão logo recebem as primeiras resistências e a falta de apoio seja material, emocional ou até mesmo espiritual, passando a viver como desistentes e frustradas pelo resto da vida.
Quantas pessoas abandonam suas faculdades, pós-graduação, mestrados, cursinhos de inglês, informática, música etc?
Quantos livros nós começamos a ler e nunca mais terminaremos de lê-lo?
Muitas pessoas nem sonham em construir algo. Outras começam a construir com os primeiros tijolos e nunca mais os embuçam e suas casas nem chegam a ser pintadas. Sabe qual é o problema? Desistência. Falta de fé. Acham que não dá mais. Chega. Não preciso mais! (Que pena)!!!!

Já pensaram se Noé tivesse desistido de construir a arca?
Se Davi tivesse desistido de confrontar Golias?
Se Jesus tivesse desistido de morrer por nós na cruz?
E, se Neemias tivesse desistido de reconstruir o muro assim que recebeu a primeira carta de intimidação?

No início do capítulo de Neemias podemos perceber que Tobias e Sambalá apenas tinham ouvido falar que Neemias estava construindo o muro de Jerusalém e por cinco vezes se revoltaram tentando convencê-lo a desistir daquela construção.
Neemias, porém concentrado naquela obra, respondia sempre da mesma forma: Diga-lhes que não tenho tempo para as suas fofocas e ameças.

Disse Neemias:
images (23)
“Estou fazendo uma grande obra de modo que não poderei descer!!” (Neemias. 6:3)
Devemos ficar atentos para as estratégias do inimigo que lança mão de subversões e outros métodos para acabar com os nossos sonhos.
Na quinta vez que Sambalá enviou mensageiros a Neemias, havia um desespero apelativo: a carta continha boatos de que Neemias estava querendo “aparecer” reconstruindo o muro de Jerusalém e convocando profetas para auxilia-lo, etc…
Ora a carta continha subversão, calúnia, e ignorância desde o princípio. Os falsos boatos tinham o intuito de voltar o povo contra Neemias, afim de desmotivá-lo de uma vez por todas.
Neemias, porém, não desistiu daquela obra! Ele estava determinado a obedecer ao comando de Deus até o fim. Ainda que os gentios e os nobres houvessem realizado campanhas “do contra”, o Senhor foi fiel a Neemias.

Finalmente o muro foi concluído! Não havia nenhuma brecha
No verso 16, desse capítulo, lemos que todos os inimigos temeram, todos decaíram nos seus próprios conceitos; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra!
Se você está pensando que os sonhos de Neemias acabaram por aqui, sinto muito, mas você deverá ler o capítulo 7,8,9, 10, etc.. muitas realizações ainda virão: organização da cidade, do templo, dos cultos, dos louvores, escola de líderes, festas dos tabernáculos, adoração etc. Faça uma boa leitura…
Temos muita coisa a aprender com Neemias.

perseverança“Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4)
claudinho.adore@hotmail.com
FONTE: GOSPEL PRIME

Nenhum comentário:

Postar um comentário