quinta-feira, 8 de março de 2012

HARPA CRISTÃ COMPLETA 90 ANOS

A primeira edição da Harpa Cristã foi lançada oficialmente, em 1922, na cidade de Recife, para auxiliar com os hinos do Culto Público, Santa Ceia, Batismo, Casamento e outros eventos.

A primeira tiragem teve 1.000 exemplares, com 44 cânticos e 10 corinhos que destacavam as doutrinas pentecostais da denominação. Por isso eles pararam de utilizar o hinário Salmos e Hinos que eram usados por outras denominações e criaram o Cantor Pentecostal.

Bem antes disso, no ano de 1917, o missionário sueco Gunnar Vingren, fundador das Assembleias de Deus, juntamente com Daniel Berg, montou um caderno particular de hinos com letra e música. Tinha 24 hinos, 10 com letra em inglês e 14 com letra em sueco.


Já a segunda edição, lançada no Rio de Janeiro em 1923 e contava com 300 hinos e em 1932 foi lançada mais uma edição com 400 hinos. Com o passar dos anos, foram acrescentados outros hinos até que o hinário oficial chegou a 524.


Hoje composta composta por 640 hinos, a Harpa Cristã pode ser encontrada em diversos formatos para atender a vários públicos e tem sido o instrumento de consolidação nacional da hinologia pentecostal, principalmente pelo cântico congregacional.


Ao longo dos anos várias edições foram feitas e alguns hinos foram acrescentados, sendo que coros conhecidos como o Grandioso és Tu (526), Vencendo vem Jesus (525) e Porque Ele vive (545) também fazem parte das novas edições.

A festa para comemorar essa história vai acontecer na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Recife nos dias 12 e 13 de março.



Fonte: Jornal Mensageiro da Paz - Edição de MArço/2012 e Notícias Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário