domingo, 1 de janeiro de 2012

EM 2012 TENTE OUTRA VEZ!



Embora eu não jogue golfe, há um aspecto deste jogo muito interessante, que é o "mulligan".

Em jogos amistosos, os competidores recebem uma segunda chance para dar uma tacada, dar um "mulligan", e isto pode acontecer depois de uma tacada muito ruim ou simplesmente por generosidade dos demais jogadores, para que a pessoa tente, pela segunda vez, superar um ponto crítico do jogo. Em qualquer evento, o mulligan, o “faça outra vez”, é uma chance para corrigir uma tacada infeliz ou uma jogada errada.

Seria muito bom se, de tempos em tempos, a vida nos oferecesse um mulligan, não é? Uma oportunidade para avaliar uma decisão ou ação específica e concluir: “Eu não gostei do resultado. Posso tentar outra vez?”.

Ao terminar mais um calendário anual talvez você tenha o desejo de que te ofereçam um mulligan para algo que você fez em 2011: uma decisão financeira desagradável, um relacionamento danificado, uma escolha profissional deficiente, uma estratégia ou plano de negócios mal concebido ou oportunidade desperdiçada. “Posso tentar fazer de novo?”, você gostaria de poder perguntar.

Infelizmente, pelo menos até que inventem a máquina do tempo, não podemos voltar atrás no tempo e corrigir decisões, pensamentos, atitudes e sentimentos que se tornaram críticos neste jogo da vida. A vida não oferece a chance de “fazer outra vez”, nem nos convida a dar um mulligan. Por isso, devemos enfrentar os nossos erros e aprender a conviver com as consequências das nossas decisões e ações erradas, bem como devemos colher os benefícios do que fizemos acertadamente.

Apesar disso, quando um ano termina e outro está para começar, não podemos deixar de fazer uma revisão, avaliando o que foi e o que não foi tão bom assim em 2011. Assim, enquanto celebramos os triunfos no ano passado, ao invés de simplesmente sacudirmos os ombros para os fracassos, podemos refletir com base em princípios bíblicos úteis que nos ajudarão a corrigir as tacadas em 2012:

NÃO SE DEIXE DISTRAIR. Atualmente as pessoas têm grande prazer em realizar múltiplas tarefas. Mas diz o ditado que se você se torna “pau para toda obra” geralmente acaba não fazendo nada bem feito. Determine o que você faz melhor e se concentre nisso, 2Timóteo 2.3-4.

CONCENTRE-SE EM UM PROPÓSITO PREPONDERANTE. Por que você está aqui? Qual seu propósito existencial? Estas duas respostas te mostrarão no que é importante se concentrar, Isaías 43.7.

OLHE ADIANTE, NUNCA PARA TRÁS. Um corredor que olha frequentemente para trás não corre em linha reta. De igual modo, se continuarmos olhando para o que está no passado e não para o que podemos realizar no futuro, provavelmente nos desviaremos do objetivo. No mínimo o ritmo de avanço será menor, Filipenses 3.13.

VISUALIZE O FINAL DESEJADO. O fracasso não é necessariamente o fim: ele pode nos instruir quanto ao que mudar ou o que fazer melhor, nos ajudando a sermos bem-sucedidos nas próximas tacadas da vida, Filipenses 3.14.

Se você puder “dar um mulligan”, se tiver uma oportunidade de mudar algo em seus pensamentos e sentimento e em suas decisões e atitudes em 2012, pense bem antes de dar esta nova tacada, para que ela seja acertada e para que torne o Ano Novo mais bem-sucedido do que este ano que terminou.

Tome decisões, estabeleça metas, reavalie o ano passado e desenvolva planos para efetuar mudanças desejadas, sem se sentir culpado e sem ancorar a vida no passado, se lamentado. Gaste suas habilidades rumo ao futuro, com novos planos e objetivos, aproveitando este “muligan”, esta nova chance, que Deus nos dá em 2012.

FELIZ ANO NOVO!

Pr. Marcos Eli (Texto Original de Robert J. Tamasy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário