quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

“A GRAÇA DIÁRIA"

"E PARTINDO de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito. E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não." (Êxodo 16.1-4)

NECESSIDADE DE LIBERTAÇÃO - Muita gente vive oprimida pelo medo do futuro. O Futuro pode se tornar uma esperança da glória ou uma prisão no presente. Veja o contexto da história (texto acima): O povo estava acostumado com a segurança aparente do Egito. Mas Deus mostrava para eles que eles eram escravos do medo da liberdade. Prefeririam a opressão da escravatura do que o desafio de alçar vôo para a liberdade. Você tem medo de confiar em Deus? Prefere seus próprios meios? Na liberdade Deus trata do seu povo diariamente. A mais difícil descoberta acerca da vida abundante é esta: VIVER UM DIA DE CADA VEZ E RECEBER A GRAÇA RENOVADA DO SENHOR A CADA DIA. Deus, em sua bondade, dispôs a vida em compartimentos diários, de modo que podemos viver o presente com o poder da sua presença. O povo no deserto aprendeu a respeito da graça ilimitada para satisfazer às necessidades diárias. O Modo do ser humano viver bem é viver o dia-a-dia. Não temos capacidade de controlar o passado ou o futuro. Não somos deuses (isto era o que Adão queria!). O maná fere nosso orgulho! Quando o povo viu uma camada fina, como geada, clamou: Manhu!, que significa: quê é isto? Daí o nome Maná.. quando eles o provaram, tinha gosto de mel ou óleo fresco. Descobriram que podiam moê-lo, soca-lo, e depois de cozido, transforma-lo em bolos. Com o maná, o Senhor proveria diariamente. Eles teriam que aprender a viver com a bênção renovada a cada dia. Há graça renovada para cada novo dia. À Medida que o Senhor nos concede o dia, Ele nos mostra o caminho.

A PROVISÃO - Êxodo 16.12-13: "Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus. E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial." Deus foi cuidadoso em seu milagre. As pesquisas sobre os hábitos migratórios das codornizes no Oriente Médio tornam o milagre da provisão bem mais emocionante. A cada outono os pássaros voam da Europa Central para a Turquia, onde se preparam para a travessia do Mediterrâneo. Atravessam o mar com um único vôo. Ao se aproximarem da terra, eles diminuem a altitude, mas mantém a velocidade. Tão logo alcançam o litoral, pousam exaustos e completamente esgotados. Por horas ficam sem se mover, enquanto recuperam as forças. Durante anos os beduínos que viviam ali recolhiam presa fácil. O fato emocionante é que essas aves voaram mais longe, onde estavam os hebreus, no deserto do Sinai. Como foi que elas continuaram a voar até ali? Puro milagre! (Livro: "Senhor do Impossível – Cap. 6 pag. 75").

VIVER CONFIANDO - Esta é uma questão de OBEDIÊNCIA. Por incrível que pareça, crer nos cuidados de Deus diariamente é um princípio. Deus provou o seu povo dando cuidados diários. "Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não." (Êx 16.4).

A falta de fé tem memória curta. O medo do futuro produz esquecimento fácil das bênçãos passadas. O medo do futuro é uma prisão. Por que é que a gente se apavora? Mas sempre existem os desobedientes, apavorados como nós! Êxodo 16.19-20 "E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles." No caso do sábado também alguns desobedeceram: vv 25-27: "Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam."

DESAFIO - Você é aprisionado pelo medo do futuro? Vive angustiado reclamando daquilo que não tem? Se tornou um avarento porque tem medo de ficar na miséria (mais do que já está!)? Ser cristão é confiar inteiramente na provisão diária do Senhor para as nossas vidas! Deste modo experimentaremos os milagres de Deus diariamente. Não precisamos de dinheiro, segurança, pessoas, saúde (pode até parecer loucura, mas é uma prioridade). PRECISAMOS DE DEUS!

Texto Compilado pelo Pr Marcos Eli - Pastor Presidente da IEADU

Nenhum comentário:

Postar um comentário