segunda-feira, 27 de julho de 2009

“O JOVEM QUE VIU AS MARAVILHAS DE DEUS”

“DISSE JOSUÉ AO POVO: SANTIFICAI-VOS, PORQUE AMANHÃ O SENHOR FARÁ MARAVILHAS NO MEIO DE VÓS” (Js. 3.5)

O Nome Josué, significa “Javé é Salvação”, o nome de Jesus tem o mesmo significado, por isso o anjo disse a Maria: “O seu nome se chamará JESUS = IESHUA ou JOSHUA = JOSUÉ, porque Ele salvará o povo dos seus pecados”. Josué é um tipo do Senhor Jesus Cristo e é um dos personagens exemplares da Bíblia Sagrada.
A carreira vitoriosa de Josué e a sua santificação para ver as maravilhas de Deus começam com a sua obediência a Moisés: “Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro... E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada” (Ex. 17:10-13). A Bíblia o chama de servidor de Moisés (Ex. 24.13), portanto o segundo passo para ver as maravilhas de Deus, é aprender a servir.
O 3º passo para ver as maravilhas de Deus é acompanhar um homem de Deus. Josué acompanhou Moisés subindo ao monte (Ex. 24.13) e quarenta dias depois o acompanhava descendo (Ex. 32.17) e o acompanhou em todos os momentos da sua vida.
O 4º passo para que este Jovem visse as maravilhas de Deus, foi que ele “Não se apartava da tenda” (Ex. 33.11), pois na tenda Deus falava com Moisés cara a cara; na tenda havia a manifestação da Glória de Deus; na tenda havia o Santo dos Santos, havia a Arca da Aliança e sobre a tenda a Coluna de Fogo à noite e a Coluna de Nuvem de dia.
O 5º passo para ver as maravilhas de Deus, é ser um escolhido para receber o Espírito Santo e Josué era um dos escolhidos (Nm. 11.28).
O 6º passo para ver as maravilhas de Deus é não se conformar com este mundo nem com a covardia daqueles que querem abandonar ao Senhor (Nm. 14.6 / Rm. 12.2).
O 7º passo para ver as maravilhas de Deus é ser cheio do Espírito Santo (Nm. 27.18). Quem não tem o Espírito Santo não vê nada, mas quem tem o Espírito Santo, vê os céus abertos.
O 8º passo para ver as maravilhas de Deus é perseverar em seguir ao Senhor (Ex. 32.12). O jovem Josué preenchia todos os requisitos para ver as maravilhas de Deus e as viu e nunca esqueceu: Ele viu a terra se abrir e engolir os que se rebelaram contra Moisés; ele viu o maná cair do céu todas as manhãs; ele viu as águas amargas se tornarem doces; ele viu o mar se abrindo e o povo passando a pés enxutos; viu Deus tirando as rodas dos carros de Faraó; viu águas fluírem da rocha para saciar o povo; viu a Arca da Aliança sendo confeccionada, viu a inauguração do Tabernáculo e viu a Glória que estava sobre os Sacerdotes quando eles caíam no chão.
Josué viu estas e muitas outras maravilhas enquanto caminhava como servidor de Moisés. Agora Moisés é morto e ele verá as maravilhas operadas através das suas próprias mãos; agora ele é o canal de Deus para que as maravilhas sejam vistas. Josué viu o rio Jordão parar para que o povo passasse a pés enxutos; viu as muralhas de Jericó cair por terra; viu o sol parar no meio do céu para que ele vencesse a batalha e viu o Senhor lhe dar a cidade de Ai quando ele apenas estendia a sua espada na direção da cidade.
Mas de todas as maravilhas que este homem viu, se pudéssemos entrevistá-lo hoje e perguntar-lhe qual a mais gloriosa, certamente ele diria: “De todas as maravilhas, a mais gloriosa foi à visão do Príncipe dos Exércitos do Senhor” (Js. 5.14), eu trocaria todas as demais por esta e se tivesse visto nenhuma das demais maravilhas estaria satisfeito com esta. Mas Deus na sua infinita misericórdia lhe mostrou muitas outras maravilhas. Ele viu as “Sete Maravilhas de Horebe” e viu a terra que mana leite e mel.
O desejo de meu coração é que cada jovem e cada irmão desta Igreja sigam estes passos e assim vejam as Maravilhas de Deus, Os Milagres acontecendo e finalmente vejam a Face do Senhor como Ele é.
UMA SEMANA DE MUITAS VITÓRIAS E MARAVILHAS PARA TODO POVO DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário