sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


"PORQUANTO COBRIU O ROSTO COM A SUA GORDURA E CRIOU ENXÚDIAS NAS ILHARGAS."

(Jó 15:27)


Ao intrigar-me com estas duas palavras recorri primeiramente ao dicionário para saber o significado de ambas e depois ao Espírito Santo para entender qual a lição espiritual poderíamos tirar delas.
Segundo o dicionário, enxúndia é gordura ou banha das aves e de porco; enxundiar é engordar, cevar... Por outro lado, ilharga é cada uma das partes laterais e inferiores do baixo ventre. Ou seja, “enxúndias nas ilhargas” são aquelas “gordurinhas” indesejadas que tiram a nossa elegância e atrapalham a nossa saúde.
O que será que fazemos, ou deixamos de fazer ao logo da vida para adquirimos essas enxúndias nas ilhargas? RESPOSTA: Um churrasquinho aqui, uma feijoada ali, uma ceia de natal hoje, uma ceia de ano novo na outra semana, um salgadinho aqui e um pastel de queijo acolá, um pudim hoje e um pavê amanhã..., e vou parar a relação para não ser conhecido como acusador de consciências!!! Mas, em suma, as enxúndias nas ilhargas são contraídas ao logo da nossa existência em função da nossa má alimentação, aliada ao nosso sedentarismo.
O que será que fazemos, ou deixamos de fazer ao longo da nossa vida espiritual para adquirirmos essas enxúndias nas ilhargas? RESPOSTA: Uma murmuração aqui, uma mentirinha ali, uma novelinha à noite hoje e amanhã à tarde “vale a pena ver de novo”, uma piadinha aqui, uma olhadinha acolá, uma fofoca hoje, uma calúnia amanhã..., e vou parar a relação para não ser conhecido como acusador de consciências!!! De novo! Mas, em suma, as enxúndias nas ilhargas são contraídas ao longo da nossa caminhada cristã, em função da nossa má alimentação espiritual aliada ao nosso sedentarismo missionário.
As enxúndias nas ilhargas explicam a indisposição de muitos crentes para: o evangelismo; para a contribuição com os dízimos e ofertas; para a participação nos cultos nos dias de chuva. Eles até pensam em correr, mas as enxúndias nas ilhargas, mal lhe permitem caminhar.
Não existe fórmula secreta para emagrecer, o que existe são propagandas enganosas para vender produtos falsos. Semelhantemente, na vida espiritual não existem fórmulas secretas para perder as enxúndias nas ilhargas do dia pra noite, o que existem são falsos pregadores e obreiros fraudulentos vendendo uma falsa prosperidade espiritual. Alguns falsos cirurgiões têm feito algumas cirurgias e deformado pessoas inocentes. Da mesma forma, muitos pregadores inescrupulosos têm deformado espiritualmente pessoas mal informadas.
O Apóstolo Paulo traz uma receita para perdermos as enxúndias nas ilhargas, “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade; Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” (1Tm 4.7,8). Peça uma dieta ao Espírito Santo e Ele provavelmente vai lhe recomendar: mais vigilância, oração e abstinência das concupiscências dos olhos; um pouco mais de comunhão com os irmãos e um estilo de vida moderado, honesto, irrepreensível e sóbrio, como convém aos salvos que aguardam a vinda de Jesus.
Exercita-te durante o ano de 2009 nos cultos de doutrina que são realizados todas as terças-feiras e nos cultos ao Ar Livre que são realizados aos sábados à noite na Praça Guido; Fortaleça a tua alma e o teu espírito participando assiduamente do Círculo de Oração nos sábados pela manhã e matriculando-se na Escola Bíblica Dominical; Tenha uma vida espiritual saudável praticando jejum, oração e meditação diária na Palavra de Deus.
Saia desse marasmo espiritual e deixe o Doutor Jesus fazer uma “lipoaspiração espiritual” para que voltes ao primeiro amor e tu sejas um verdadeiro atleta e bom soldado de Cristo.

“E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível” (1Co 9.25)

DESEJO EM SEMANA DE EXERCÍCIOS PIEDOSOS E DIETAS ESPIRITUAIS.
Texto compilado: Pr Marcos Eli
Autor: Pr João Neres

Nenhum comentário:

Postar um comentário